Translate

sábado, 19 de janeiro de 2013

Remedios caseiros

ARTRITE E ARTROSE

Para amenizar os problemas de articulação, como a artrite o chá de garra do diabo é bastante indicado. Outra receita bastante conhecida é o chá de sucupira, eficaz no tratamento das dores ósseas.
Hoje ensinaremos a preparar a decocção de louro, que pode ser utilizada para reduzir as dores reumáticas. Segue a receita.
Folhas de Louro
Folhas de Louro

Você vai precisar de:

  • 15 folhas de louro (frescas)
  • 500 ml de água

Modo de Preparo:

Em uma panela de vidro, junte a água e as folhas de louro e leve ao fogo. Deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos e desligue. Tampe a panela e deixe a mistura descansar por 5 horas. Filtre e guarde em uma garrafa térmica.

Posologia

Tomar 1 colher (chá) da decocção a cada 3 horas durante 3 dias.

Cuidados

O tratamento tem a duração de 3 dias, mas a decocção deve ser preparada diariamente pois não pode ser guardada de um dia para o outro.



A artrose é um doença reumática que acomete tanto homens quanto mulheres. O problema pode ser causado por vários fatore e principal sintoma são as dores nas articulações. A doença consiste em um desgaste progressivo da cartilagem das “juntas”. No início, a artrose pode não apresentar sintomas, o que dificulta o diagnóstica.
Cavalinha
Cavalinha
Para prevenir  e tratar os sintomas da artrose, é indicado o pó de cavalinha. A erva contém grande quantidade de silício, que fortalece as articulações. Veja como preparar o remédio natural.

Você vai precisar de:

  • 1 punhado de cavalinha seca

Modo de Preparo:

Para preparar o pó, é necessário que a cavalinha esteja bem seca. Triture a erva com um pilão até obter um pó. Guarde em um recipiente com tampa.

Posologia

Tomar 1 colher (café) do pó de cavalinha diariamente. O pó pode ser colocado na água, suco ou consumido puro.



 CICATRIZANTE NATURAL


A cicatrização de uma ferida ou corte depende da reconstituição das células da pele. Durante o processo, é necessário que elas se multipliquem, de modo que os tecidos sejam formados tais como eram antes. Por isso, algumas ervas e alimentos são considerados como cicatrizantes. Eles atuam nas células da derme, favorecendo o crescimento e a multiplicação das mesmas.
Quem está a procura de produtos naturais para a cicatrização, encontrará no confrei e no mel dois medicamentos poderosos. Ambos possuem substâncias que colaboram para a formação dos tecidos. Veja como tratar os cortes e feridas leves usando os dois ingredientes.
Confrei
Confrei: uma poderosa erva cicatrizante

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 punhado de confrei
  • 1 gaze
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo:

Misture o confrei e a água. Depois leve ao fogo e deixe que ferva até virar um chá bem forte. Desligue o fogo, coe, deixe amornar e depois reserve.

Posologia

Use o chá de confrei para lavar o ferimento. Depois aplique o mel sobre a gaze e cubra a parte ferida com a atadura. O curativo deve ser trocado de 3 a 4 vezes por dia. Sempre que fizer a troca, limpe novamente o corte com o chá de confrei.

Cuidados

O mel pode fazer com que o curativo fique grudado no ferimento. Caso isso aconteça, usem água morna para amolecer o mel e soltar a gaze da pele.

 
 TRATAMENTO PARA MICOSES

A micose é um nome genérico dado a vários tipos de infecções causadas por fungos. A forma infecciosa mais comum é a frieira, também conhecida com pé-de-atleta. Nesses casos, o fungo fica na superfície da pele, se alimentando da queratina de unhas e pelos. Mas a micose também pode ocorrer em camadas mais profundas da derme e até mesmo em órgãos internos.
A melhor maneira de evitar o aparecimento dessas infecções é manter bons hábitos de higiene. Nesse sentido, algumas dicas são importantes, como:
Micose
Pomada para Micose
  • não pisar descalço em pisos molhados;
  • não compartilhar toalhas e outros itens de uso pessoal;
  • após o banho, enxugar bem entre os dedos, atrás das orelhas e as dobras do corpo;
  • evitar o uso de roupas molhadas.
Para tratar as micoses superficiais, você pode recorrer à receita que ensinamos abaixo.

Você vai precisar de:

  • 250g de gordura de porco, limpa e sem sal
  • 2 colheres de enxofre
  • Suco de 2 limões

Modo de Preparo:

O preparo é bastante simples: basta bater todos os ingredientes no liquidificador até que fique homogêneo. Depois é necessário guardar a pomada em um pote de vidro com tampa.

Posologia

A pomada deve ser aplicada no local atingido pelos fungos. O uso do tratamento pode ser diário, até que a micose despareça.


 GENGIBRE EM PÓ

O gengibre  é uma planta bastante conhecida por suas propriedade medicinais. O óleo essencial, encontrado no caule (ou rizoma) da planta, possui substâncias bastante benéficas para o nosso organismo, atuando com um anti-inflamatório natural. Ele também é antisséptico, descongestionante e tônico. Por essas funções, o gengibre pode ser utilizado no tratamento de inúmeros problemas de saúde, como gripe, dor de garganta, diarreia, cólica, enxaqueca, má digestão e doenças cardiovasculares.
Além de todas essas propriedades, o gengibre também é ótimo para quem deseja perder peso. Ele é um alimento termogênico. Isso quer dizer que o gengibre aumenta a temperatura do nosso corpo, fazendo com que gastemos mais energia. Esse processo acelera o metabolismo e leva o corpo a queimar uma maior quantidade de gorduras. Por isso, quem quer emagrecer costuma a recorrer ao chá de gengibre, preparado com água morna, para perder quilos mais rapidamente. Outra possibilidade é o consumo do gengibre em pó, que hoje ensinaremos como preparar. Você também poderá gostar da receita de chá de gengibre.

Você vai precisar de:

Gengibre
Perca peso com o gengibre em pó
2 gengibres grandes

Modo de Preparo:

Corte o gengibre em fatias bem fininhas e deixe secar na sombra por 1 semana. Quando estiverem bem secos, bata os pedaços de gengibre do liquidificador até que se tornem um pó fino. Feito isso, guarde o pó em um recipiente fechado. Desse modo, o pó poderá ser guardado por até 6 meses.

Posologia

Tome 1 colher (café) do pó de gengibre diariamente, preferencialmente pela manhã. Você pode misturar o pó a sucos, vitaminas ou outros alimentos para facilitar a ingestão.



 CALMANTE NATURAL

Com a vida agitada que levamos atualmente, não é incomum encontrar pessoas estressadas, ansiosas e com problemas para dormir. Isso acontece porque o organismo reage aos estímulos externos como se houvesse uma situação de perigo eminente. Assim, sentimos o corpo agitado, taquicardia, dificuldade para respirar, tensão muscular, entre outros sintomas. Em alguns casos, essas manifestações podem se tornar mais sérias, mas quase sempre podem ser controladas pelo próprio indivíduo. Existem ervas e produtos naturais que atuam em nosso sistema nervoso, atenuando esses sintomas.
A receita de calmante caseiro que ensinaremos a seguir é ótima para garantir um sono mais tranquilo e combater o nervosismo. Basta seguir o modo de preparo e tomar o medicamento conforme a indicação. Para outra alternativa, que tal o calmante natural, a base de alface ou um chá para ansiedade?
Mel
O mel atua como um calmante natural

Você vai precisar de:

  • 1/2 colher (chá) de vinagre de maçã
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1/2 copo (250ml) de água filtrada
  • 3 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira

Modo de Preparo:

Em uma panela, ferva a água juntamente com o mel por alguns minutos. Depois retire do fogo e espere a mistura esfriar. Então acrescente o vinagre e a água de flor de laranjeira, mexendo bem todos os ingredientes. Guarde em um recipiente limpo e com tampa.

Posologia

Tomar uma xícara da bebida antes de dormir, em pequenas goladas.
 

REMEDIO PARA VARIZES NAS PERNAS

As varizes são dilatações ou tortuosidades das veias de nosso corpo. Mais comuns em mulheres, são várias as causas das varizes: fatores genéticos e hereditários, gravidez, menopausa e mesmo o envelhecimento natural podem contribuir para o aparecimento destas marcas que se concentram, principalmente, nas pernas.
No geral, as varizes são benignas, sendo apenas um problema estético. Mas, caso sejam muito intensas, o médico deve ser consultado.
Ela está intimamente ligada à problemas de circulação.  Conheça também as dicas para Microvarizes

Você vai precisar de:

  • Seis folhas de pariparoba
  • Quatro folhas de confrei
  • Um punhado de erva cidreira
  • Uma garrafa de pinga

Modo de Preparo:

Pique as ervas e deixe na garrafa de pinga para curtir por um dia inteiro (vinte e quatro horas).

Posologia

Aplique o remédio com um pano limpo embebido sobre o local das varizes, deixando agir por cerca de quinze minutos. Faça isso três vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário