Translate

sábado, 26 de janeiro de 2013

Ervas medicinais e a saúde da mulher

 As ervas podem ajudar as mulheres em uma variedade de problemas associados ao ciclo menstrual, como dores, fluxo intenso, ciclo irregular, tensão pré-menstrual, menopausa e também infecções vaginais. Se os problemas persistirem, consulte um médico. Veja logo abaixo as principais ervas indicadas  para tratar problemas femininos

vitex agnus-castus
Agnocasto ( vitex agnus-castus ) - Reguladora hormonal, ingira a tintura para regular os ciclos , menstruais, aliviar os sintomas da TPM e da menopausa. Também é frequentemente usada para tratar a síndrome do ovário policístico.
Angelica sinesis
Angélica ( Angelica sinensis ) - Tônica, sedativa e hepatoprotetora. Muita usada por mulheres na medicina tradicional chinesa, pois aumenta a vitalidade e a libido, trata infertilidade e regula a menstruação. Tome a tintura ou adicione em sopas.
Matricaria recutita

Camomila ( Matricaria recutita ) - Calmante e antiespasmódica. As infusões e tinturas aliviam as cólicas e o estresse. Use a infusão fria, ou o óleo diluído, para passar  em coceiras ou irritações na vagina.
Actaea racemosa

Erva-de-são-cristóvão ( Actaea racemosa ) - Reguladora do ciclo menstrual. Tradicionalmente usada para tratar problemas ginecológicos. Ajuda a atenuar dores relacionadas à menstruação ou gases e diminui os sintomas da TPM. Combine a sálvia para aliviar os sintomas da menopausa.
Hipericum perforatum
Erva-de-são-joão ( Hypericum perforatum ) - Antedepressiva. Também diminui a ansiedade, o estresse, alivia os sintomas da TPM e da menopausa.
Schisandra chinesis

Esquisandra ( Schisandra chinensis ) - Restauradora e tônica. Alivia os sintomas da menopausa, sobretudo o suor noturno. Também atenua estresse a fadiga. Melhor tomar a tintura.
Rubus idaeus

Fambroesa / folha  ( Rubus idaeus ) - Tönica e adstringente. Tome a infusão para aliviar cólicas menstruais ou diminuir o fluxo intenso.
Alchemilla xanthochlora
Pé-de-leão ( Alchemilla xanthochlora ) - Adstringente e reguladora menstrual. Alivia o fluxo intenso e dolorido. Tome, três vezes ao dia, infusões de pé-de-leão com folhas de fambroesa ou use uma infusão fria para lavar a vagina com candidíase ou prurido.
Rosa x damascena

Rosa-de-damasco ( Rosa x damascena ) - Revigorante e equilibrante. Tome a infusão com agripalma para diminuir estresse e dores de cabeça associadas à menopausa ou TPM. Use a infusão fria, ou óleo essencial, para aliviar as irritações ou o ressecamento vaginal.
Verbena officinallis
Verbena ( Verbena officinalis ) - Antiespasmódica. Tome a infusão, ou tintura, para aliviar dores de cabeça associadas ao ciclo menstrual, menopausa ou TPM, cansaço nervoso e menstruação escassa. 

sábado, 19 de janeiro de 2013

Remedios caseiros

ARTRITE E ARTROSE

Para amenizar os problemas de articulação, como a artrite o chá de garra do diabo é bastante indicado. Outra receita bastante conhecida é o chá de sucupira, eficaz no tratamento das dores ósseas.
Hoje ensinaremos a preparar a decocção de louro, que pode ser utilizada para reduzir as dores reumáticas. Segue a receita.
Folhas de Louro
Folhas de Louro

Você vai precisar de:

  • 15 folhas de louro (frescas)
  • 500 ml de água

Modo de Preparo:

Em uma panela de vidro, junte a água e as folhas de louro e leve ao fogo. Deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos e desligue. Tampe a panela e deixe a mistura descansar por 5 horas. Filtre e guarde em uma garrafa térmica.

Posologia

Tomar 1 colher (chá) da decocção a cada 3 horas durante 3 dias.

Cuidados

O tratamento tem a duração de 3 dias, mas a decocção deve ser preparada diariamente pois não pode ser guardada de um dia para o outro.



A artrose é um doença reumática que acomete tanto homens quanto mulheres. O problema pode ser causado por vários fatore e principal sintoma são as dores nas articulações. A doença consiste em um desgaste progressivo da cartilagem das “juntas”. No início, a artrose pode não apresentar sintomas, o que dificulta o diagnóstica.
Cavalinha
Cavalinha
Para prevenir  e tratar os sintomas da artrose, é indicado o pó de cavalinha. A erva contém grande quantidade de silício, que fortalece as articulações. Veja como preparar o remédio natural.

Você vai precisar de:

  • 1 punhado de cavalinha seca

Modo de Preparo:

Para preparar o pó, é necessário que a cavalinha esteja bem seca. Triture a erva com um pilão até obter um pó. Guarde em um recipiente com tampa.

Posologia

Tomar 1 colher (café) do pó de cavalinha diariamente. O pó pode ser colocado na água, suco ou consumido puro.



 CICATRIZANTE NATURAL


A cicatrização de uma ferida ou corte depende da reconstituição das células da pele. Durante o processo, é necessário que elas se multipliquem, de modo que os tecidos sejam formados tais como eram antes. Por isso, algumas ervas e alimentos são considerados como cicatrizantes. Eles atuam nas células da derme, favorecendo o crescimento e a multiplicação das mesmas.
Quem está a procura de produtos naturais para a cicatrização, encontrará no confrei e no mel dois medicamentos poderosos. Ambos possuem substâncias que colaboram para a formação dos tecidos. Veja como tratar os cortes e feridas leves usando os dois ingredientes.
Confrei
Confrei: uma poderosa erva cicatrizante

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 punhado de confrei
  • 1 gaze
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo:

Misture o confrei e a água. Depois leve ao fogo e deixe que ferva até virar um chá bem forte. Desligue o fogo, coe, deixe amornar e depois reserve.

Posologia

Use o chá de confrei para lavar o ferimento. Depois aplique o mel sobre a gaze e cubra a parte ferida com a atadura. O curativo deve ser trocado de 3 a 4 vezes por dia. Sempre que fizer a troca, limpe novamente o corte com o chá de confrei.

Cuidados

O mel pode fazer com que o curativo fique grudado no ferimento. Caso isso aconteça, usem água morna para amolecer o mel e soltar a gaze da pele.

 
 TRATAMENTO PARA MICOSES

A micose é um nome genérico dado a vários tipos de infecções causadas por fungos. A forma infecciosa mais comum é a frieira, também conhecida com pé-de-atleta. Nesses casos, o fungo fica na superfície da pele, se alimentando da queratina de unhas e pelos. Mas a micose também pode ocorrer em camadas mais profundas da derme e até mesmo em órgãos internos.
A melhor maneira de evitar o aparecimento dessas infecções é manter bons hábitos de higiene. Nesse sentido, algumas dicas são importantes, como:
Micose
Pomada para Micose
  • não pisar descalço em pisos molhados;
  • não compartilhar toalhas e outros itens de uso pessoal;
  • após o banho, enxugar bem entre os dedos, atrás das orelhas e as dobras do corpo;
  • evitar o uso de roupas molhadas.
Para tratar as micoses superficiais, você pode recorrer à receita que ensinamos abaixo.

Você vai precisar de:

  • 250g de gordura de porco, limpa e sem sal
  • 2 colheres de enxofre
  • Suco de 2 limões

Modo de Preparo:

O preparo é bastante simples: basta bater todos os ingredientes no liquidificador até que fique homogêneo. Depois é necessário guardar a pomada em um pote de vidro com tampa.

Posologia

A pomada deve ser aplicada no local atingido pelos fungos. O uso do tratamento pode ser diário, até que a micose despareça.


 GENGIBRE EM PÓ

O gengibre  é uma planta bastante conhecida por suas propriedade medicinais. O óleo essencial, encontrado no caule (ou rizoma) da planta, possui substâncias bastante benéficas para o nosso organismo, atuando com um anti-inflamatório natural. Ele também é antisséptico, descongestionante e tônico. Por essas funções, o gengibre pode ser utilizado no tratamento de inúmeros problemas de saúde, como gripe, dor de garganta, diarreia, cólica, enxaqueca, má digestão e doenças cardiovasculares.
Além de todas essas propriedades, o gengibre também é ótimo para quem deseja perder peso. Ele é um alimento termogênico. Isso quer dizer que o gengibre aumenta a temperatura do nosso corpo, fazendo com que gastemos mais energia. Esse processo acelera o metabolismo e leva o corpo a queimar uma maior quantidade de gorduras. Por isso, quem quer emagrecer costuma a recorrer ao chá de gengibre, preparado com água morna, para perder quilos mais rapidamente. Outra possibilidade é o consumo do gengibre em pó, que hoje ensinaremos como preparar. Você também poderá gostar da receita de chá de gengibre.

Você vai precisar de:

Gengibre
Perca peso com o gengibre em pó
2 gengibres grandes

Modo de Preparo:

Corte o gengibre em fatias bem fininhas e deixe secar na sombra por 1 semana. Quando estiverem bem secos, bata os pedaços de gengibre do liquidificador até que se tornem um pó fino. Feito isso, guarde o pó em um recipiente fechado. Desse modo, o pó poderá ser guardado por até 6 meses.

Posologia

Tome 1 colher (café) do pó de gengibre diariamente, preferencialmente pela manhã. Você pode misturar o pó a sucos, vitaminas ou outros alimentos para facilitar a ingestão.



 CALMANTE NATURAL

Com a vida agitada que levamos atualmente, não é incomum encontrar pessoas estressadas, ansiosas e com problemas para dormir. Isso acontece porque o organismo reage aos estímulos externos como se houvesse uma situação de perigo eminente. Assim, sentimos o corpo agitado, taquicardia, dificuldade para respirar, tensão muscular, entre outros sintomas. Em alguns casos, essas manifestações podem se tornar mais sérias, mas quase sempre podem ser controladas pelo próprio indivíduo. Existem ervas e produtos naturais que atuam em nosso sistema nervoso, atenuando esses sintomas.
A receita de calmante caseiro que ensinaremos a seguir é ótima para garantir um sono mais tranquilo e combater o nervosismo. Basta seguir o modo de preparo e tomar o medicamento conforme a indicação. Para outra alternativa, que tal o calmante natural, a base de alface ou um chá para ansiedade?
Mel
O mel atua como um calmante natural

Você vai precisar de:

  • 1/2 colher (chá) de vinagre de maçã
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1/2 copo (250ml) de água filtrada
  • 3 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira

Modo de Preparo:

Em uma panela, ferva a água juntamente com o mel por alguns minutos. Depois retire do fogo e espere a mistura esfriar. Então acrescente o vinagre e a água de flor de laranjeira, mexendo bem todos os ingredientes. Guarde em um recipiente limpo e com tampa.

Posologia

Tomar uma xícara da bebida antes de dormir, em pequenas goladas.
 

REMEDIO PARA VARIZES NAS PERNAS

As varizes são dilatações ou tortuosidades das veias de nosso corpo. Mais comuns em mulheres, são várias as causas das varizes: fatores genéticos e hereditários, gravidez, menopausa e mesmo o envelhecimento natural podem contribuir para o aparecimento destas marcas que se concentram, principalmente, nas pernas.
No geral, as varizes são benignas, sendo apenas um problema estético. Mas, caso sejam muito intensas, o médico deve ser consultado.
Ela está intimamente ligada à problemas de circulação.  Conheça também as dicas para Microvarizes

Você vai precisar de:

  • Seis folhas de pariparoba
  • Quatro folhas de confrei
  • Um punhado de erva cidreira
  • Uma garrafa de pinga

Modo de Preparo:

Pique as ervas e deixe na garrafa de pinga para curtir por um dia inteiro (vinte e quatro horas).

Posologia

Aplique o remédio com um pano limpo embebido sobre o local das varizes, deixando agir por cerca de quinze minutos. Faça isso três vezes ao dia.

10 Xaropes podero



Azia, gripe, cólica, inchaço, prisão de ventre... Dar um fim a esses tormentos pode ser mais fácil e rápido do que você imagina. Basta ter na geladeira algumas ervas, frutas, legumes ou até mesmo flores.

Além de aliviar o mal-estar, os xaropes caseiros custam baratinho e não agridem o organismo. Aprenda a prepará-los!

Azia

Ingredientes - 2 col. (sopa) de folhas e sementes frescas de erva-doce
- 2 col. (sopa) de hortelã fresca
- ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo Amasse as ervas com o cabo de uma colher, até formar uma pasta. Junte o mel, misture e deixe descansar na geladeira por seis horas. Coe e tome uma colher de sopa, três vezes ao dia.

Bronquite

Ingredientes - 1 xíc. (chá) de mel
- 1 abacaxi cortado em rodelas
- 3 beterrabas descascadas e picadas
- 1 coração de bananeira
- 4 col. (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo Coloque o mel em uma vasilha e encaixe uma peneira. Disponha o abacaxi, a beterraba e o coração de bananeira em camadas na peneira e despeje o açúcar. Deixe escorrer por 12 horas. Junte o melado que se formou e ferva em fogo médio, durante 20 minutos. Tome uma colher de sopa a cada oito horas.

Dor de garganta

Ingredientes - 3 col. (sopa) de flor de laranjeira
- 3 dentes de alho
- 1 limão com casca cortado em quatro partes
- 1 xíc. (chá) de mel de eucalipto

Modo de preparo
Coloque os dentes de alho, o limão cortado e as flores de laranjeira em uma vasilha e macere. Despeje o mel, tampe e deixe descansar. Após 12 horas, esprema bem e coe. Tome duas colheres de sopa ao dia.

Prisão de ventre

Ingredientes
- 5 ameixas secas
- ½ xíc. (chá) de água
- 3 col. (chá) de mel

Modo de preparo Deixe as ameixas de molho na água, durante três horas. Em seguida, retire os caroços e amasse-as com um garfo. Devolva as ameixas à água, acrescente o mel e misture bem. Tome três colheres de sopa ao dia.

Cólica

Acabe com a cólica de maneira natural
Ingredientes - 1 xíc. (chá) de água
- 1 col. (sopa) de alecrim fresco
- 1 col. (sopa) de folhas e flores secas de camomila
- ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo Ferva a água, o alecrim e as folhas e flores secas de camomila, por 10 minutos. Espere amornar, coe e junte o mel. Esquente novamente, mexendo sempre. Tome duas colheres de sopa ao dia.

Anemia

Ingredientes - 2 beterrabas (das grandes!) raladas
- 1 xíc. (chá) de rapadura ou 1L de caldo de cana

- ½ xíc. (chá) de água

Modo de preparo Em uma panela, de preferência de ferro, ferva os ingredientes durante 15 minutos, mexendo sempre. O fogo deve ser baixo. Espere esfriar e coe. Tome uma colher de sopa, três vezes ao dia.

Má digestão

Ingredientes
- 1 col. (sopa) de manjerona fresca
- ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo
Macere as folhas de manjerona e despeje o mel. Deixe a mistura descansar por seis horas. Coe e tome uma colher de sopa após o almoço e outra logo depois do jantar.

Gripe

Ingredientes
- ½ maçã sem casca e sem sementes
- ½ cenoura picada
- Suco de 2 limões
- ½ copo (100 ml) de água
- 3 col. (sopa) de mel

Modo de preparo
Bata no liquidificador com água a maçã, a cenoura, o suco de limão e o mel. Tome de três a quatro colheres de sopa por dia.

Inchaço

Ingredientes
- 1 cenoura ralada
- ½ xíc. (chá) de água
- ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo
Bata a cenoura e a água no liquidificador. Acrescente o mel. Tome três colheres de sopa, três vezes ao dia.

Nervosismo

Ingredientes - Polpa de 1 maracujá
- ½ copo (100 ml) de água
- ½ xíc. (chá) de mel

Modo de preparo Bata a polpa de maracujá e a água no liquidificador. Coe e leve a mistura ao fogo, em banho-maria. Acrescente o mel aos poucos. Deixe ferver durante cinco minutos. Tome três colheres de sopa ao dia.

Recomendações

XaropesMesmo sendo mais saudáveis, vale pedir uma opinião profissional sobre o melhor tratamento

Armazene o xarope adequadamente
Coloque-o em um vidro, deixe em temperatura ambiente até esfriar, tampe e guarde na geladeira ou em local arejado - quando bem acondicionado, ele dura até seis meses.

Dê meia dose para as crianças Por serem menores, os pequenos devem consumir apenas metade da quantidade indicada nas receitas. A dica também serve para os idosos, mais sensíveis ao tratamento.

Se você for diabética, prefira um chazinho
Como os xaropes naturais têm mel e açúcar na composição, é melhor buscar a solução para o seu problema nos chás que não necessitem adoçar.


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PLANTAS QUE CURAM

O uso de plantas medicinais para curar e prevenir doenças é uma prática milenar, provavelmente utilizada pelo homem desde a Idade da Pedra. Um dos primeiros registros históricos dessa prática é um texto chamado "Matéria Médica", escrito no século 1 pelo médico grego Dioscórides.

Listei aqui alguma plantas e suas funções:

Orégano ( Origanum vulgare ) - auxilia no tratamento da candidíase, cólicas menstruais e combate a tosse

http://www.ervasmedicinaiscuram.com
Orégano ( Origanum vulgare )
Os antigos egípcios já conheciam as propriedades medicinais do orégano, usando-o contra tosse, dor de cabeça, enjoos, e como auxiliar no processo digestivo, atuando inclusive contra cólicas de intestinos. A propriedades digestivas da erva são garantidas pela presença do seu óleo essencial, composto por cervacol, cimeno, linalol e tanino. Quando usado em forma de infusão, o orégano é indicado para tosse e bronquite. Além dessas propriedades, o orégano é usado como antisséptico, diurético, expectorante, estimulante gástrico, biliar, nervoso e circulatório. Veja abaixo algumas receitas que certamente irá te auxiliar no tratamento de algumas doenças.

Tratamento Natural da Candidíase

Ingredientes:
  • 1 punhado de orégano
  • 250 ml de água

Modo de Preparo: Leve a água para ferver, coloque o orégano, apague o fogo e tampe. Espere amornar e coe. Coloque numa bacia e faça banhos de assento, massageando a região com movimentos rápidos, até a água esfriar. Se não tiver uma bacia, sente no vaso sanitário e vá jogando o chá aos poucos na região genital. O ideal é fazer antes de dormir para não usar nenhuma roupa íntima após o banho.

Infusão Contra Tosse

Ingredientes:
  • 20g de flores de orégano
  • 1 litro de água
  • Mel
  • Suco de limão ou suco de laranja

Modo de Preparo: Faça uma infusão com as flores de orégano e a água. Deixe descansar por 20 minutos e acrescente, ao tomar, o mel,  suco de limão ou de laranja. Beba três pequenas xícaras durante o dia.

Chá Para Cólicas Menstruais

Ingredientes:
  • 2 colheres ( chá ) de orégano
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo: Ferva a água e, em seguida, coloque o orégano. Feito isso, tampe a xícara de água e deixe abafado por 5 minutos. Não adoce. Tome 2 ou 3 vezes ao dia.

Chá antidepressivo de erva-de-são-joão

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/Antidepressivo 


Ingredientes:

  • 1 colher ( chá ) de folhas secas de erva-de-são-joão
  • 1/2 litro de água filtrada

Modo de Preparo: Em uma panela, coloque a água e as folhas, e leve ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo antes de ferver. Espere esfriar com a tampa fechada para abafar, e beba morno ou frio conforme sua preferência. Tome de 3 a 5 xícaras ( chá ) ao dia.
Resultado
Os efeitos antidepressivos começaram a ser sentidos após duas semanas de tratamento assim como os antidepressivos alopáticos. Continue o tratamento sem pausa até verificar que a depressão está curada.
 



Chá de abacateiro - diurético e carminativo

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/

Abacate 

( Persea americana  )

Ingredientes:

  • 1 punhado de folhas de abacate
  • 1 xícara ( chá ) 

Modo de Preparo: Colocar uma colher das de sopa bem cheia de folhas picadas dentro de uma xícara das de chá. Adicionar água fervente. Cobrir. Deixar amornar até chegar a temperatura apropriada para beber. Coar.

Indicação 1: Retenção urinária, afecções dos rins, cistite, uretrite, redução de gases intestinais.

Modo de Usar: Tomar uma xícara de chá de manhã e outra à tarde, antes das 17h, pelo tempo necessário à cura.


Indicação 2: Ácido úrico

Modo de Usar: Tomar três xícaras de chá ao dia, enquanto persistirem os sintomas.


Chá de erva-doce - Para pessoas com níveis de colesterol alterado

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/Erva-doce


Ingredientes:


  • 1 litro de água
  • 1 colher ( sopa ) de folhas de erva-doce


Modo de Preparo: Em uma panela, ferva a água e desligue o fogo. Acrescente as folhas de erva-doce, tampe e deixe descansar por 15 minutos. Coe e tome 4 xícaras ( chá ) por dia.

Contra-Indicação: Não é indicada para pessoas com úlceras. 

Chá mate emagrece e combate diversos tipos de doenças. Confira !

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
O chá mate é um excelente remédio caseiro para reumatismo e distúrbios gástricos. O seu alto teor de cafeína diminui os sintomas de depressão e de cansaço, deixando o indivíduo mais alerta e disposto para atividades diárias. O chá é preparado com erva-mate e tem várias propriedades estimulantes e nutricionais. Pode ser encontrado nas farmácias e em lojas de produtos naturais em sua forma natural ( folhas ), em saches ou em pó para dissolver na água ou no leite. 
Propriedades: Estimulantes, diuréticas, digestivas, anti-reumáticas, laxativas, antioxidantes, anti-depressivas.

Para Que Serve O Chá Mate

 

Emagrece, prisão de ventre, reumatismo, prevenção do envelhecimento, distúrbios digestivos, doenças do coração, colesterol alto, câncer, depressão, fadiga.
Modo de Preparo: Adicione 2 colheres ( sopa )  de chá mate em uma panela e deixe ferver, até obter uma coloração escura. Coe o chá e espere esfriar. Posteriormente adicione-o no liquidificador juntamente com o suco de 2 limões, bata bem e sirva com cubos de gelo.

Efeitos colaterais: Pressão alta; diminui a absorção de ferro. Insônia, nervosismo, ansiedade, anemia

Chá para má circulação

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
O problema da má circulação tem afetado muitas pessoas. Além de medicamentos existentes nas farmácias, as infusões e chás de ervas podem contribuir diretamente no tratamento desta doença. Abaixo todos poderam acompanhar de forma simples passo a passo como preparar chá para a má circulação.
 

Chá de carqueja para má circulação

Igredientes:
  • 4 colheres ( sopa ) das folhas de carqueja 
  • 1 litro de água
Modo de Preparo: Pique as folhas de carquejae leve ao fogo, para ferverpor trinta minutos.
Posologia: Beber uma xícara de duas em duas horas, cinco vezes ao dia. 

Chá queima-gorduras - mix de ervas 3 vezes mais poderoso que os chás convencionais

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Eliminar os quilos estras sem passar fome ou investir pesado nos produtos da moda parece impossível, mas não é. Basta preparar um chá com uma mistura de ervas que você encontra por um preço bem acessível nas lojas de produtos naturais. Depois conciliar com uma alimentação balanceada, sem exageros, para que ao final de um mês consiga obter resultados satisfatórios.

Poderoso Chá Queima-gorduras

Ingredientes: 
  • folhas de oliveira ( tem propriedades emagrecedoras, antiestresse e antioxidante, com baixo teor de cafeína )
  • folhas de urucum ( queima a gordura e reduz o colesterol ruim )
  • folhas e caule de fitolaca ( combate a gordura localizada e as inflamações )
  • porangaba ( ajuda a eliminar a barriga )
  • casca de mulugu ( acalma e controla a ansiedade )
  • centela asiática ( estimula a produção de colágeno, melhorando as estrias e fortalecendo as unhas, pele e cabelos
  • cavalina ( tem poder diurético )
  • hibisco ( age como emagrecedor e laxante suave, além de diminuir a compulsão por doces )
Modo de Preparo: Coloque um punhado ou 5g de cada erva em 1 litro de água fervente e deixe por 3 minutos. Espere esfriar, coe e tome 1 xícara de chá de 4 a 5 vezes ao dia, nos intervalos das refeições.
Importante: Para atingir bons resultados, não deixe faltar nenhuma das ervas. Só compre as plantas em lojas especializadas e nunca em barraquinhas na rua. Vale lembrar que os chás não podem ser preparados em vasilhas de alumínio, pois podem causar alterações no efeito e sabor do chá. O ideal é usar recipientes de vidro, barro, louça ou esmalte. Os chás devem ser consumidos no mesmo dia que foram feitos.

Colesterol alto tratamento à base de chás naturais

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Tratamento à Base de Chás Naturais
Os chás podem ser adicionado ao seu cardápio para diminuir a gordura no sangue. Uma infinidade de chás tem o controle de colesterol em meio as suas propriedades. Foi comprovado por uma equipe de estudiosos que beber um litro de chá de erva-mate por dia pode causar uma queda de até 40% do nível de colesterol no sangue. Ele deve ser ingerido 10 minutos antes, durante ou depois das refeições, e junto com os alimentos indicados abaixo pode inibir a absorção de colesterol ruim do corpo.

Dieta Para Colesterol Alto

Primeiramente, deve-se diminuir consideravelmente o consumo de alimentos gordurosos no dia a dia. Entre os alimentos perigosos para quem tem o colesterol alto está a carne gorda principalmente a vermelha, frutos do mar, embutidos - presuntos, salsicha e similares, margarina e manteiga, queijos amarelos e principalmente a gema de ovo. Formule uma nova dieta para você, acrescentando em seu cardápio alimentos que ajudam a controlar o colesterol como pão integral, frutas ( laranjas, maçãs, peras, damascos, figos, ameixas ), cebola, alho, milho, feijão e demais leguminosas. 

Chás para Colesterol Alto 


Chá de Sete Sangrias

Ingredientes: 
  • 1 colher ( chá ) da erva sete sangrias picada
  • 1 xícara (chá ) de água
Modo de Preparo: Ferva a água, desligue o fogo e acrescente a erva. Tampe e deixe apurar por 10 minutos. Coe e beba três vezes por dia. 
*Observação: Se for tomado em excesso esse chá pode causar diarreia. 
Chá de Alho

Ingredientes:
  • 3 dentes de alho descascados
  • 1 pedaço de uma raiz de gengibre
  • 2 copos de água
  • 1 colher de mel
Modo de Preparo: Parta cada dente de alho em quatro partes. Ferva o alho e o gengibre nos copos de água. Reserve por alguns minutos para apurar e adoce com mel.

Chás que ajudam a emagrecer e fazem bem a saúde

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
O chá pode ter ação fundamental para quem faz reeducação alimentar. Alguns chá podem ter efeito diurético, reduzindo a retenção de líquido, dando uma falsa impressão de emagrecimento. Alguns estimulam o funcionamento intestinal e facilitam a digestão, o que ajuda no processo de emagrecimento. Mas apenas os chás eles não resolvem o problema. Existem chás que podem ser usados como auxiliadores no emagrecimento, corrigindo alguns erros metabólicos e ajudando no trânsito intestinal e na digestão. Eles devem ser acompanhados de uma alimentação saudável e exercícios físicos. Um dos chás que estimulam a desintoxicação do organismo, acelerando o metabolismo e melhorando o funcionamento dos intestinos é o chá verde.

Chás Que Emagrecem 

Chá Verde e Chá Branco - Possuem altas concentrações de antioxidantes, acelera o metabolismo, ajuda a diminuir o tecido adiposo. Estudos também demonstram um aumento no gasto calórico. O chá branco possui as mesmas propriedades do verde, pois é tirado da mesma planta ( Camelia sinensis ), mas apresenta maior poder antioxidante e termogênico ( transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação ). 
Cavalinha - Rica em sílica, potássio e cálcio, possui excelentes propriedades digestivas, depurativas e diuréticas;
Hortelã, Capim-limão, Camomila, Melissa e Jasmim - Geralmente indicados como calmantes, para relaxar e para que haja uma diminuição na ansiedade.
Chá-Mate - Possui algumas  substâncias que o chá verde e branco também possuem ( polifenóis do grupo das catequinas ).
Observação: não se esqueça que os chás para terem uma ação emagrecedora é necessário acompanha-los
com uma alimentação saudável



Receitas caseiras para combater o estresse

Estresse

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
É causado por vários fatores,  como excesso de responsabilidade e de trabalho. Que por sua vez pode levar o indivíduo a diversos tipos de doenças como úlceras, indisgestão, fortes dores de cabeça, alergia, etc.
Receita caseira 1
Ingredientes:
  • 1/2 maçã descascada e sem sementes
  • 1 talo de salsão
  • 4 folhas de alface
  • um punhado de salsa
Modo de Preparo: Coloque os ingredientes no liquidificador e bata bem. Adoce com 1 colher ( sopa ) de açúcar mascavo e tome em seguida.
Receita caseira 2
Ingredientes:
  • 15 morangos
  • 2 bananas maduras
  • 2 colheres ( sopa ) de folhas frescas de hortelã
  • 300 ml de água filtrada
Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo e tome em seguida.